segunda-feira, 25 de abril de 2011

Planejamento de Aula com Atividades


PLANEJAMENTO DE AULA

TEMA: FIGURAS GEOMÉTRICAS


JUSTIFICATIVA

          
Na Educação Infantil, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar situações e aprendizagens que levarão por toda a vida. Nessa fase, eles aprendem que é necessário compartilhar, trabalhar em grupo e respeitar as regras preestabelecidas.

OBJETIVO GERAL

                Reconhecer e nomear figuras geométricas, perceber suas respectivas propriedades e habilidades espaciais tais como a coordenação motora-visual, memória visual, discriminação visual, percepção espacial, composição e decomposição de figuras e constância de forma.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover a socialização, por meio de trabalho em grupo;
  • Fixar os conteúdos, formas geométricas;
  • Aprimorar atividades visuomotora e psicomotora;
  • Exercitar o corpo, através da expressão corporal;
CONTEÚDOS
  • Figuras geométricas;
  • Noções de numerais;
  • Seqüência lógica;
  • Seriação e classificação;
  • Linguagem e expressão corporal.

1º Momento: Apresentação para as crianças

2º Momento: Oração para agradecer a oportunidade

3º Momento: Apresentação dos alunos

DINÂMICA PARA APRESENTAÇÃO
EX: Meu nome é Sandra
Fazendo gestos, podendo usar toda parte do corpo.
Cada aluno (a) vai se apresentando e falando seu nome com gestos.

OBJETIVO: Quebrar o gelo, criatividade e socialização com a turma.

4º Momento: Música da Xuxa (adaptada)
Sentados em circulo no chão a professora Sandra vai apresentar a música e depois fazer a dramatização com os alunos, em grupos eles iram representar as Figuras Geométricas, usando o crachá como referencia.
1. ATIVIDADE 

                                   AS FIGURAS FORAM PASSEAR 
(nº de crianças em sala)... quadrados foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E todos os quadrados voltaram de lá
 
... triângulos foram passear
Além das montanhas 
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E todos os triângulos voltaram de lá
 
...círculos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E todos círculos voltaram de lá
 
A mamãe pata foi festejar
Porque todas as figuras estavam lá
 
OBJETIVO: A musicalidade traz alegria e prazer às crianças e com isso possibilita a construção do conhecimento.
 
5º Momento: História “A Festa das Figuras Geométricas”
 
 
HISTÓRIA COM LIVRO SANFONADO
 FIGURAS GEOMETRICAS
 Esta atividade é muito utilizada na educação infantil, porém necessitou de algumas adaptações para melhor cobrir as exigências da proposta de trabalhar seriação e classificação de uma forma diferenciada.
Esta atividade será iniciada com uma história contada aos alunos utilizando o álbum seriado.
 2. ATIVIDADES DO PLANEJAMENTO











ORALIDADE
No decorrer da contagem desta história os alunos serão indagados sobre várias questões:
- Preste atenção nos casais. O que eles têm em comum?
- Por que os três amigos se casaram com formas tão parecidas com a deles?
- Quantas peças foram usadas para construir cada casa? Que cor é a sua casa?
- Quantas peças foram usadas para construir cada carro? Vocês gostam de andar de carro?
- Quantas famílias existem na "Festa"? Vocês poderiam identificar quais são os filhos de cada casal?
- Como é possível identificá-los?

3. ATIVIDADE 

História dos “Dois quadrados”
 
Era uma vez um vovô e um soldado que foram em uma festa junina, onde tinha muitos balões e bandeirolas. Certa hora na festa junina, soltaram um dos balões e ele subiu, subiu e subiu.
              
               Do alto ele avistou uma linda floresta, pensou e decidiu descer, chegando lá ele falou: Dona árvore posso ficar aqui, ela disse, não, aqui você não poderá ficar, com o fogo do seu balão queimará toda a floresta, o balão ficou triste e novamente subiu, subiu e subiu.
               Do alto ele avistou um outro lugar muito lindo, o Rio Cuiabá e um barquinho com pescador, pensou e decidiu descer, chegando lá ele falou: Senhor posso  ficar aqui, ele disse, não, aqui você não poderá ficar, com o fogo do seu balão queimará todo o meu barquinho que é o sustento para minha casa, o balão ficou triste e novamente subiu, subiu e subiu.
               Novamente ele avistou uma linda casa, pensou e decidiu descer, chegando lá ele falou: A Dona da casa posso ficar aqui, ela disse, não, aqui você não poderá ficar, com o fogo do seu balão queimará toda a minha casa e não terei onde morar, o balão ficou triste e novamente subiu, subiu e subiu.
               Desta vez ele resolveu não tentar de novo, ao chegar à noite e encontrou muitas estrelas no céu e conversando com uma delas falou: Não posso morar na terra, por que lá causo destruição, queimo florestas, barco e casas lá eu não posso morar, a estrela então falou, venha morar conosco aqui no céu você será bem vindo, com seu fogo poderá iluminar as noites e aquecer as pessoas na terra. O balão ficou feliz e nunca mais voltou para terra.
               Hoje ele mora no céu com as estrelas.
               
USAREMOS:
·         Papel
·         Giz de cera;
·         Cola;
·         Papel pardo.
 
CULMINÂNCIA 
 
Montaremos um painel para colar os personagens da história, cada criança terá liberdade para escolher livremente seu personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário